sexta-feira, 31 de julho de 2009

Um pouco da História da Cidade Vizinha de Campo Mourão

"Campo Bordejado de Araucárias", tais como taças erguidas ao céu, brindando o Criador pela exuberância de suas águas, fauna, flora e terra riquíssima. Falamos dos "Campos do Mourão".

A região dos "Campos" bordejado pelas matas Atlântica e das Araucárias, sede da Nação Guarani, começou a ser visitada pelos espanhóis entre 1524 e 1541 e pelos bandeirantes portugueses a partir de 1628. A região pertenceu a Província del Guaíra - capital Assuncion.

Em 1765 começou a ser vasculhada por milícias do governo da Província de Piratininga (hoje São Paulo), que denominaram o vale descampado entre os rios Ivaí e Piquiri, de "Campos do Mourão", em homenagem ao governador provincial, Dom Luiz Antônio de Souza Botelho e Mourão.
Na década de 1890 o pasto natural e o cerrado nativo dos "Campos do Mourão" serviam de ponto de descanso dos tropeiros que por aqui passavam, tocando boiadas para negociar no Mato Grosso do Sul.
Em 1903 chegou e fixou-se nos
"Campos do Mourão" a família do paulista José Luiz Pereira, seguida dos Teodoro, Custódio, Oliveira, Mendonça, Mendes e dos guarapuavanos Guilherme de Paulo Xavier, João Bento, Norberto Marcondes, Jorge Walter (O Russo), dentre outros pioneiros que se fixaram em grandes áreas no território de Campo do Mourão.
Até 1943 Campo do Mourão pertencia ao município de Guarapuava. A partir deste ano passou à distrito do município de Pitanga e no dia 10 de Outubro de 1947 começou a andar com suas próprias pernas, emancipado politica e economicamente pela Lei 02/47, sancionada pelo governador Moysés Lupion, tendo como seu primeiro prefeito nomeado em 18/10/1947 o senhor José Antonio dos Santos e depois o sr.
Pedro Viriato de Souza Filho, primeiro prefeito eleito.
Até a década de 1960 o município de Campo Mourão compreendia toda a Microrregião 12 e os municípios que hoje a integram eram seus distritos administrativos. Na década de 80, foram desmembrados dois dos seus últimos distritos administrativos: Luiziana e Farol do Oeste , ficando sobre sua tutela apenas o distrito de Piquirivaí.

O prefeito atual é Nelson Tureck e a vice-prefeita Regina Massareto Bronzel Dubay(gestão 2009/20012).


Segundo projeção do IBGE para 1999, Campo Mourão possui uma população de 80.169 mil habitantes.

Sua área é de 783,67 km2.

Campo Mourão é Município sede da Microrregião 12, a qual agrega 25 Municípios, totalizando uma população de aproximadamente 356.191 habitantes


Nenhum comentário:

Postar um comentário