segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Fotos...


Quando Barbosa Ferraz tinha mais de 50.000 habitantes ,o povão na festa de 17 anos de emancipação politica,na Rua Marechal Deodoro,esquina com a Av .Paraná,em frente ao Supermercado Coimbra.

3 comentários:

  1. Barbosa Ferraz, era um Municipio muito promissor, mas devido a alguns administrações, o nosso destino não foi aquele em que os pioneiros queriam e desejavam, mas mesmo assim aqui e o melhor municipio do mundo para se viver. Eu amo Barbosa Ferraz.

    ResponderExcluir
  2. Roberto Vitor Borel (borel.vitor@gmail.com)23 de junho de 2012 às 10:29

    Barbosa Ferraz assim como vários municípios Paranaenses, num primeiro momento após a emancipação política teve sua ascensão demográfica e depois seguiu a tendência da grande maioria dos municípios do interior não apenas do estado do Paraná, mas também de outras unidades da federação - a emigração em massa para os grandes centros urbanos - em busca de melhores condições de vida. Evidentemente que a falta de emprego, de recursos, e de condições mais favoráveis de sobrevivência foram a grande força motriz que impulsionou este contingente enorme de pessoas a fixarem residências em outras cidades na sua grande maioria a capital do estado, assim como eu o fiz na primeira metade da década de 90; mas não podemos colocar a culpa única e exclusivamente nas administrações locais, muito embora algumas tenham contribuído de forma significativa para isso.
    Temos que levar em consideração também o atual contexto político no Brasil e no mundo durante este período, a crise mundial do petróleo na década de 70, a dívida externa Brasileira, a queda do regime militar em 85 dentre outros fatores.

    A década de 80 por exemplo, a meu ver, foi a pior década de todos os tempos da minha vida (nasci em 1975).
    Tivemos a redemocratização do estado Brasileiro e o nascimento da nova República, no entanto, o processo como um todo demorou muito a engrenar e a coisa só começou a demonstrar sinal de melhoria após o ano de 1995 com a posse do então presidente FHC.

    Quem viveu este período da nossa história, sabe como foram amargas as políticas dos governos - Sarney e Collor de Melo - em que tínhamos um índice de inflação que passou da casa dos 6.000% (seis mil por cento) ao ano no final de 1990.

    Sou natural de Barbosa Ferraz e tenho um carinho muito grande para com esta cidade, tenho um irmão que reside lá, além de grandes amigos. Serei eternamente grato a todos aqueles que de uma forma ou de outra contribuíram para a minha formação pessoal, profissional e intelectual.

    Abraço,
    Roberto Vitor Borel
    Curitiba - Paraná

    ResponderExcluir